Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

OS ALIMENTOS FICAM MAIS CAROS NO BRASIL

20-06-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou a variação de preços de alguns dos principais alimentos que estão presentes diariamente na mesa dos brasileiros, como arroz, frango e leite. Entre fevereiro e março deste ano, a variação do arroz aumentou de 0,80% para 0,96%. O frango inteiro aumentou de 0,26% para 0,94%, enquanto o leite longa vida aumentou de 1,12% para 4,57%.

Esse aumento pode ser justificado por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que sofreu variação de 0,43% em março, sendo que, desse valor, 1,24% se deve ao setor de alimentos e bebidas. Porém, muitos produtos sofreram aumentos muito acima da média: a cenoura teve crescimento de 14,5%, a manteiga subiu 14%, e o açaí, 13,6%.

O estudo do IBGE também avaliou a variação de preço fora e dentro de casa. A pesquisa mostra que realizar as refeições em domicílio ficou levemente mais caro do que consumir em bares ou restaurantes. Os produtos comprados para consumo familiar em casa tiveram aumento de, em média, 0,61%, enquanto o preço dos alimentos para consumo fora aumentou 0,55%.

Alimentos são as últimas coisas que as pessoas deixam de comprar. Por conta da crise econômica, elas evitam o máximo possível comer fora, voltando esse consumo para a própria residência, como, por exemplo, aderindo ao hábito de levar marmitas para o trabalho. Além da crise, outro motivo para o aumento dos preços no setor de alimentos é a questão da sazonalidade de safra  ̶  a situação dos preços não tão bons em função do menor plantio.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog