Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O VAREJO BRASILEIRO EM SETEMBRO

21-11-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

As vendas no varejo brasileiro desaceleraram para 0,4% em setembro, na comparação com o mês anterior, quando registraram alta de 1,2%. Na comparação com o mesmo mês de 2013, as vendas avançaram 0,5%, contra recuo de 1% em setembro de 2013.

No trimestre, as vendas tiveram queda de 0,4% em relação ao segundo trimestre, que já havia recuado 0,9%. O IBGE informou que o volume de vendas em quatro das oito atividades pesquisadas no varejo restrito subiram em setembro na comparação mensal, mesmo com menos intensidade, com destaque para os segmentos de móveis e eletrodomésticos (1,8%, ante 1,9% em agosto) e combustíveis e lubrificantes (0,7%, sobre 1,7%).

Na ponta oposta, importantes categorias de uso mostraram retração, como hipermercados e supermercados (-0,3%, ante alta de 0,1%) O IBGE informou ainda que a receita nominal do varejo teve alta de 0,70% em setembro sobre o mês anterior, com avanço de 6,9% na base anual.

Já o volume de vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, subiu 0,5%o em setembro sobre o mês anterior, impulsionado por material de construção. Em agosto, na base mensal, o comércio varejista ampliado havia recuado 0,4%.

A fraqueza das vendas no varejo foi um dos fatores que levaram o país a entrar em recessão técnica no primeiro semestre. Economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central veem crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,20% neste ano, bem abaixo dos 2,5% vistos em 2013.

As expectativas não deram sinais de melhora. Em outubro, o Índice de Confiança do Comércio medido pela Fundação Getulio Vargas acelerou a queda a 10,3% na média do trimestre encerrado no mês passado. No resultado anterior, sobre o período de três meses encerrados em setembro, o indicador teve queda de 8,7%.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog