De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o desempenho do setor industrial em maio foi marcado por queda na produção, excesso de estoques, demissões e ociosidade nas fábricas. Os números fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial, que foi feita com 2.389 empresas entre 1º e 12 de junho. Do total, 981 são pequenas, 853 são médias e 555 são de grande porte.
Segundo a pesquisa, o resultado “expõe a persistência da baixa atividade industrial e o pessimismo sobre a melhora da situação da indústria brasileira no curto prazo”.
De acordo com a confederação, o índice de evolução da produção ficou em 41,7 pontos e o de emprego baixou para 41,4 pontos no mês passado. A CNI utiliza uma escala que varia de zero a cem: quanto mais abaixo da linha divisória de 50 pontos, o indicador representa maior queda da produção e do emprego.
Sobre a evolução dos estoques em relação ao usual, o índice que representa esse item subiu para 52,4 pontos. Ou seja, como está acima da linha divisória dos 50 pontos, o índice mostra que as empresas estão acumulando estoques indesejados. Em consequência, a utilização média da capacidade instalada caiu um ponto percentual em relação a abril.
O Índice de Intenção de Investimento caiu para 43 pontos em maio, o menor da série histórica que começou em 2013 – quando o índice atingiu 60,8 pontos. A intenção de investimento é menor nas pequenas empresas (32,9 pontos) e maior nas grandes indústrias (51 pontos).
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog