Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O CRESCIMENTO MUNDIAL EM 2014

24-09-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O crescimento mundial em 2014 deverá ficar entre 2,5% e 3%, aponta o Relatório de Comércio e Desenvolvimento da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) divulgado em 10 de setembro. O estudo foi feito com base em informações coletadas até julho.

No entanto, de acordo com a ONU, o cenário após do segundo semestre de 2014 vai influenciar negativamente o crescimento global, inclusive o do Brasil. Desta forma, o crescimento do país em 2014 poderá chegar a 1,3%.

O crescimento global deverá ser impulsionado pelos países desenvolvidos. O aumento resulta da recuperação da União Europeia, já que não se espera maior crescimento dos Estados Unidos e Japão neste ano.

Os países em desenvolvimento tendem a crescer entre 4,5% e 5% – puxados pelo bom desempenho da Ásia e África Subsaariana. O restante do continente africano, América Latina e Caribe tiveram desenvolvimento considerado fraco.

O relatório da ONU afirma que ” a economia global não encontrou caminho para crescimento sustentável, após a crise de 2008″ e sugeriu aumentar as demandas internas, por meio do aumento de salários, para retomar a ascendência da economia.

“Nunca é possível os países crescerem com base no comércio exterior. O comércio internacional vem crescendo muito pouco. Daí a ideia de tentar crescer pela demanda interna. Isso vai alimentar naturalmente o comércio externo. O pilar fundamental é a demanda. Mas isso não é um caminho sustentável. O caminho mais robusto é o aumento do salário e redistribuição de renda”, disse Antônio Carlos Macedo e Silva, da ONU.

O relatório da ONU apontou que o motivo do baixo crescimento do comércio internacional foi a baixa demanda.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog