Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O BRASIL E OS HÁBITOS DA SUA POPULAÇÃO

08-09-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Ontem comemoramos nacionalmente a Independência do Brasil da Coroa portuguesa, que aconteceu em 1822. Desde então, é verdade que o país se tornou autônomo de Portugal, mas nossas pluralidades regionais e étnicas vêm de muito antes. Atualmente, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014 do IBGE, 51,2% dos brasileiros se consideram brancos, 42%, pardos, e 5,9%, negros.

Em termos de densidade demográfica, os estados da Região Sudeste são os mais populosos: São Paulo ocupa o 1º lugar, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. O estado brasileiro menos populoso fica na Região Norte: Roraima, com 514.229 habitantes (dados do IBGE).

E os brasileiros, como estão? O Brasil também é feito de grandes contradições: segundo um estudo da ONU, o país ocupa o 17º lugar entre os países mais felizes do mundo. Porém, de acordo com dados da OMS, também é um dos países que apresentam um alto índice de pessoas com transtornos de ansiedade: 23%.

Somos o que comemos? Segundo dados da EAE Business School, o Brasil é o país latino-americano que mais gasta com alimentação em fast-foods, e estima-se que esse número cresça mais 30,88% até 2019. Na contramão dessa tendência, os brasileiros também têm buscado cada vez mais alimentos orgânicos: 93% acham importante procurar tal tipo de alimento, e 83% consomem esses alimentos com frequência ou às vezes (dados do Organics Brasil).

Somos grandes bebedores de cerveja e vinho: a média de consumo de cerveja por brasileiro é de 82 litros por pessoa anualmente (dados do Euromonitor), e, em 2015, importamos 77,3 milhões de litros de vinho (dados do Ibravin). Produtos como café, carnes de frango e de boi, inclusive, estão entre os mais exportados pelo Brasil. Os países para os quais mais exportamos em 2015 foram: China (20% das exportações), Estados Unidos (20%) e Argentina (7%) – dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Desde 2014, o Barômetro Innovare monitora redes sociais como Facebook e Twitter para saber a opinião dos brasileiros sobre alguns temas em evidência. Acesse para conhecer a opinião dos brasileiros em relação a temas cotidianos e relevantes.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog