O movimento feminista vem crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos, e um dos motivos desse crescimento são movimentos nas redes sociais que denunciam abusos contra mulheres e dão voz às demandas e questionamentos sobre o tema. A Marcha das Vadias é um exemplo de como as redes sociais impulsionaram o movimento no Brasil, já que vem ganhando várias adeptas nos eventos e páginas no Facebook sobre o tema.
Há, no entanto, um movimento dentro do feminismo brasileiro que reivindica maior visibilidade: o das mulheres negras. Suas adeptas alegam que é necessário um olhar mais atento para elas, pois, além de viverem as disparidades já conhecidas dentro do feminismo por serem mulheres, sofrem também com o racismo e seus agravantes.
Alguns dados do Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Estudos Sociais, mostram que há discrepância na vida de mulheres brancas e negras: na década analisada, que foi de 2003 a 2013, o número de mulheres brancas assassinadas caiu 10%, enquanto o número de negras mortas cresceu 54%. Os crimes foram, em sua maior parte (55,3%), cometidos em suas residências. Em 33,2% deles, os assassinos eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas.
As mulheres brancas também estão mais economicamente ativas do que as negras: 56,2% contra 53,1%. Entre as mulheres sem fonte de renda própria, 27,6% das negras não a possuem, contra 22,6% das brancas. Nos dados que tangem à organização familiar, as mulheres negras no Brasil têm se mostrado mais à frente de seus lares: são responsáveis por 38,7% das famílias dessa etnia, enquanto as brancas são responsáveis por 37,7% do sustento de seus lares.
Para saber mais sobre as mulheres brasileiras e o mercado de trabalho, acesse nosso texto.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog