Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

AS MELHORES CIDADES DO BRASIL

12-11-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Belo Horizonte foi eleita a melhor capital do país em levantamento feito pela empresa de consultoria Delta Economics & Finance, especializada em pesquisas econômicas e financeiras. O estudo, publicado no mês passado, avaliou 5.564 municípios brasileiros, considerando um conjunto de 77 atributos distribuídos em 10 dimensões. Essa análise gerou o Índice das 100 Maiores e Melhores Cidades do Brasil (BCI 100). BH conquistou o posto de melhor cidade entre todas as capitais do país, alcançando 72,42% da pontuação possível, e o 2º lugar geral, sendo superada apenas por Santos, no litoral paulista.

A pesquisa teve como objetivo de mensurar o desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras e dos habitantes, tendo como principal foco as condições de vida em cada uma delas. Para isso, foram avaliados os trabalhos realizados pelos municípios nas áreas de educação, saúde, finanças, segurança, digital (oferta de internet banda larga à população), economia (desigualdade social e percentual de empregados), domicílios (serviços de água, energia e saneamento básico), bem-estar (taxa de mortalidade infantil e expectativa de vida), governança (Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação de Solo e Plano Municipal de Redução de Riscos) e geral (escolaridade do prefeito e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM).

As informações utilizadas para a produção do BCI 100 foram coletadas entre agosto e setembro de 2014, e são provenientes de fontes primárias obtidas da administração pública, bem como de órgãos e instituições governamentais e disponibilizadas pelas seguintes fontes: Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, uma iniciativa conjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação João Pinheiro (FJP); Ministério das Comunicações, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Ministério da Fazenda, Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Secretaria-Geral da Presidência da República, Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Odontologia.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog