O Índice do Medo do Desemprego aumentou 36,8% em 2015, segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no dia 5 de janeiro. “Os brasileiros terminaram 2015 muito preocupados com o emprego”, informou a entidade. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 143 municípios, de 4 a 7 de dezembro.
Segundo os números da CNI, o índice de medo do desemprego somou 102,3 pontos em dezembro do ano passado – muito acima da média histórica que é de 88,4 pontos – contra 74,8 pontos no mesmo mês de 2014. O Índice de Medo do Desemprego é maior entre as pessoas com ensino superior e as que têm renda familiar maior que 10 salários mínimos.
No último trimestre do ano passado, o medo do desemprego cresceu mais entre os moradores de municípios com menos de 20 mil habitantes, onde o índice subiu de 98,1 pontos em setembro para 106,8 em dezembro, informou a CNI. Nas cidades com mais de cem mil habitantes, o índice caiu de 105,5 pontos em setembro para 101,3 pontos em dezembro, acrescentou a entidade.
A crise econômica também afetou a forma como os brasileiros percebem a vida, informou a Confederação Nacional da Indústria, com base na pesquisa. Embora tenha aumentado 1,3% entre setembro e dezembro, o Índice de Satisfação com a Vida encerrou 2015 em 95,1 pontos. O valor é 8,1% menor que o registrado em dezembro de 2014. Quanto mais baixo o indicador, menor a chamada “satisfação com a vida”.
Conheça levantamentos anteriores sobre o desemprego no Brasil clicando aqui.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog