Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

GÊMEOS DO CINEMA

10-05-2013
Postado por Vinícius Calijorne em Em Tela

Há cerca de duas semanas, um usuário do Imgur criou um álbum que se chama Twin Movies. O projeto mostra o elevado número de coincidências que existem na indústria cinematográfica: filmes com temáticas muito semelhantes que são lançados mais ou menos na mesma época.

No cinema é difícil dizer quem copiou quem. Na verdade, é muito provável que ninguém tenha copiado ninguém pois, como sabemos, o tempo gasto para a produção de um filme pode variar muito, o que não nos deixa apontar o dedo na cara do roteirista do projeto lançado depois e gritar que é plágio.

O que eu acredito é que, de fato, ninguém copiou ninguém. O cinema funciona como uma indústria e, como qualquer outra, faz pesquisas e emprega profissionais qualificados e treinados para que possam identificar o que falta, ou seja, qual é a demanda. Assim, com um olhar direcionado, os estúdios vão procurar projetos que entreguem para o público o que eles querem ver e acabamos testemunhando situações em que mais de um produtor aposta no mesmo tipo de proposta.

Não precisamos ir muito longe para ver alguns casos. Ano passado, por exemplo, foram feitas duas adaptações cinematográficas para a história da Branca de Neve (Espelho, Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador). Em 2011, vimos duas comédias românticas sobre amigos que se tornam mais que amigos, em Amizade Colorida e Sexo Sem Compromisso. 2010 foi o ano da comédia de ação que tinha uma mocinha desajeitada que acaba provando ser uma ótima espiã, com Par Perfeito e Encontro Explosivo.

Para 2013 temos mais duas coincidências. A quanto tempo você não via um filme no qual o governo dos Estados Unidos estava seriamente ameaçado, a inteligência falhava e vinha um grande herói – o melhor agente que, claro, tem algum vício que o torna humano – para salvava a pátria? Bastante tempo. Pois esse ano já tivemos o primeiro em Olympus Has Fallen e vamos ter o segundo quando estrear White House Down.

Se você gosta de um filme meio catástrofe, meio futurista e meio de aventura, está bem servido, também, em 2013, uma vez que já assistiu a Oblivion e ainda vai ver After Earth.

As coincidências não param por aqui e você pode acessar a página do Projeto Twin Movies para ver que isso tudo é muito mais normal do que imaginamos. Mas eu gosto de imaginar que a indústria cinematográfica ainda não copia de forma tão descarada (ao contrário do que acontece por vezes na TV, com formatos e até nomes semelhantes – estamos olhando pra vocês, Domingo Espetacular e R7) e que existem bons profissionais que procuraram um buraco no mercado e tentaram preenchê-lo. Inocente: sou desses.

*Vinícius Calijorne trabalha com conteúdo digital, é estudante de Cinema e Publicidade e é autor desse texto, exclusivo para o Sem Escala.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog