Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

FRANQUIAS BRASILEIRAS

05-08-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Os franqueados brasileiros estão mais experientes no mundo dos negócios, é o que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria em franquias Grupo Bittencourt. O estudo, que abrangeu 240 franqueados que investiram no setor nos últimos três anos, mostra que 40% deles já eram empresários e outros 40% estavam empregados quando resolveram entrar no mercado. Em 2012, esses números eram 31% e 51%, respectivamente.

Outros 11% estavam desempregados (ante 9% em 2012) e 3% eram aposentados (o número era de 6% em 2012). Além disso, 50% deles afirmam que têm muito ou moderado conhecimento sobre o setor em que escolheram atuar.

“O que chamou a atenção no levantamento foram fatores que traduzem mais maturidade. Os franqueados têm mais conhecimento técnico e fazem uma melhor avaliação a respeito do negócio. No passado, era comum que as pessoas buscassem uma franquia pelo amor à marca” afirma Lyana Bittencourt, sócia do grupo.

Já em relação ao número de lojas, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) considera que a maioria das redes de franquias está mais “conservadora” quanto aos planos de expansão em número de lojas para 2014. A presidente da entidade, Cristina Franco, afirmou que o calendário atípico do ano, com a Copa do Mundo, afeta os planos.

Cristina respondeu sobre o ambiente de confiança dos empresários: “Não vejo as empresas pessimistas, porém mais conservadoras na expansão da rede”, ponderou. Na avaliação dela, o foco até o final do ano estará em aumentar a produtividade de lojas já abertas.

A entidade ainda não reuniu os números dos resultados dos associados no segundo trimestre do ano, mas no primeiro trimestre houve alta de 10% no faturamento.

Segundo Lyana Bittencourt, os franqueados estão mais questionadores e ‘mais preparados enquanto candidatos a franquia’, resultado de mais informação a disposição dos empreendedores. A pesquisa também mostrou que a maioria (57%) é homem e 43% têm entre 26 e 35 anos. Os casados representam 65% do total.

Uma impressão que, segundo Bittencourt, ‘caiu por terra’, é a de que, ao adquirir uma franquia e se tornar empresário, o empreendedor trabalha menos. A pesquisa mostrou que 74% dos franqueados dizem trabalhar mais do que antes. Ainda assim, a maior parte (39%) afirma que sua qualidade de vida melhorou.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog