Uma pesquisa realizada neste mês no Rio de Janeiro pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes confirmou o que o Barômetro Innovare já apontou: a maior parte da população não se opõe à descriminalização do uso da maconha. O levantamento realizado com 2.000 cariocas mostrou que a maioria da população – 97% – não passaria a consumir drogas se elas fossem legalizadas, e afirmou que a prisão de usuários aumenta a violência mas não reduz o uso.
De acordo com a pesquisa, 90% dos cariocas são a favor da descriminalização do uso de drogas. A maior parte dos entrevistados afirmou não querer a legalização, mas compreender que a criminalização dos usuários é mais danosa à sociedade do que o consumo da droga. “A maioria não quer a legalização e ainda quer a proibição do tabaco (57%) e do álcool (41%). O carioca, ao contrário do que muita gente pensa, é conservador. Mas ao mesmo tempo, 90% deles entendem que o cara que é pego fumando maconha não tem que ser preso, pois isso gera ainda mais violência. É daí que a gente tem que partir”, explica a socióloga Julita Lembruber, que coordenou o estudo. Um ponto que chamou atenção na pesquisa foi o fato de 67% dos entrevistados acreditarem que a redução do consumo de drogas está diretamente ligada a mais e melhores campanhas de informação. Além disso, apenas 30% acreditam que a prisão de usuários e traficantes é a melhor maneira de combater o uso.
análise Aécio Neves barômetro barômetro innovare brasil comportamento comércio consumidor consumo cultura dados desenvolvimento digital dilma Dilma Rousseff economia eleições eleições 2014 em tela entretenimento estudo finanças governo infográfico innovare innovare pesquisa inovação internet levantamento manifestações mercado mercado de trabalho milton marques mobile palavrizar Pesquisa pesquisa de mercado pesquisa de opinião política pt redes sociais sustentabilidade tecnologia trabalho web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Confira postagens antigas:
Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog