Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A DEPRESSÃO E O DESEMPREGO NO BRASIL

07-07-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Os brasileiros estão mais deprimidos, e isso parece ter a ver com o crescente desemprego no país: em um monitoramento realizado pelo Barômetro Innovare no Twitter, a segunda causa do desemprego mais citada pelos usuários foi a crise econômica no Brasil (17,48% das menções analisadas). Segundo dados divulgados pelo IBGE, o desemprego hoje afeta 11 milhões de pessoas e chegou a uma taxa de 10,9% no primeiro trimestre de 2016 – a maior desde 2012.

Dados do IBGE afirmam ainda que, entre a população economicamente ativa e maior de 18 anos, o menor percentual de índices de depressão ocorreu entre os que estão empregados: 6,2%. Entre os que não estão dentro do mercado de trabalho, 12,6% tomam algum remédio para dormir (sono irregular é um sintoma notável em quadros de depressão). Entre todos esses, as mulheres são as que estão mais deprimidas: 10,1% delas (entre empregadas e desempregadas). A faixa etária que mais apresentou depressão foi a das pessoas entre 40 e 59 anos – 8,2% delas lutam contra essa doença.

Já pelas buscas realizadas por usuários brasileiros no Google, também podemos perceber que a curiosidade pelos termos “depressão” e “desemprego” aumentou: em 2015, houve o maior pico de procuras desde 2009. Os dois termos mais procurados dentro desse tema foram “seguro” e “seguro desemprego”. Os três estados que mais buscaram por “desemprego” foram Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais (dados do Google Trends).

Quando analisamos também por meio do Google Trends o termo “depressão”, observamos que houve um grande pico de buscas dos usuários brasileiros em setembro de 2015 – o último pico de buscas não ocorria desde maio de 2006. Os estados brasileiros que mais buscaram pelo termo foram Distrito Federal, Amapá e Roraima.

A taxa de desemprego no Brasil subiu entre 2014 e 2015, ao mesmo tempo que 39,7 milhões de empregos formais foram gerados ano passado. Acesse nosso infográfico e saiba mais sobre o tema.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog