Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

ANALISANDO AS ELEIÇÕES #10: DILMA, INDIRIGÍVEL

27-08-2014
Postado por Milton Marques em Palavrizar

O debate político com os candidatos à presidência da República, realizado ontem pela TV Bandeirantes, terminou sem um grande ganhador.  No entanto, em minha opinião, tivemos uma perdedora: a candidata Dilma.

Aécio Neves, Marina Silva e Luciana Genro apresentaram um bom desempenho na formulação de perguntas, assim como  nas respostas e perguntas  provocações. Nada de excepcional, inovador ou surpreendente. Simplesmente, conseguiram um bom desempenho.

Já Dilma, passou por um blackout de humor. O que é mais impressionante é que estes momentos não foram pontuais, mas uma constante durante todo o tempo do debate. Não foi possível ver uma migalha de simpatia, um lampejo de bom humor, um sorriso concedido sinceramente – ou até mesmo, ironicamente – aos demais candidatos ou para a audiência. Não me lembro de ter visto, em um debate eleitoral, um candidato tão sisudo e visivelmente contrariado de ser obrigado a  participar de um evento desse tipo. Essa foi a mensagem que as expressões não-verbais da candidata mostraram a todo o tempo.  Em certas partes do debate, Dilma demonstrava grande impaciência, denotando certa intolerância  em ter de debater com os demais candidatos, principalmente os assuntos relativos aos problemas apontados em seu governo.

Nem de longe passou uma imagem de democrata e candidata aberta ao diálogo. Parecia uma fera acuada, longe da imagem de “mãezona” do país e de “gerentona”  planejada pelos seus marketeiros.

Do ponto de vista prático, só podemos concluir que Dilma, sem as facilidades dos estúdios, é verdadeiramente indirigível.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog